in

Argentina: Casal gay registra filho em cartório sem precisar recorrer à Justiça

Carlos Grinblat, de 41 anos, e Alejandro Dermgerd (foto ao lado), 35, conseguiram um grande feito na Argentina. O casal registrou, em Buenos Aires, o filho Tobias, de apenas um mês, com o nome dos dois pais.

O caso virou motivo de comemoração por ter sido registrado em um cartório do centro da cidade, sem necessidade de uma decisão judicial.

"É o primeiro caso em nível mundial onde a certidão de nascimento é expedida diretamente pelo registro civil como filho de dois homens. Em outros casos foi feito a partir de uma decisão judicial, que retificava a certidão anterior", explicou Maria Rachid, legisladora da Assembleia de Buenos Aires, à AFP.

Tobias nasceu na Índia, país escolhido para a realização de uma barriga de aluguel. "Nossa única luta era por formar nossa família. É outro passo no reconhecimento dos direitos igualitários. Este é um caminho que começou há anos e um marco foi o casamento igualitário", declarou Grinblat, ao sair do cartório, exibindo o documento de certidão do filho.

Em 2010, a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a autorizar a união entre casais do mesmo sexo. De lá pra cá, a comunidade LGBT já conquistou diversos direitos, o mais recente foi para que travestis e transexuais tirassem seu RG de acordo sua identidade de gênero.

Novo álbum de Cher pode ser lançado antes do Natal; single com Lady Gaga sairá em outubro

Vídeo satiriza a homofobia de “um machão” enrustido; assista!