in

Campanha pede aos europeus que não votem em candidatos homofóbicos

As eleições na Europa acontecem no próximo dia 7 de junho e a Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FELGBT) lançou campanha onde pede aos europeus que não votem nos extremistas e homofóbicos e que previlegiem aqueles que lutam por um mundo mais igualitário, inclusivo e simpatizante da causa gay. O lema da campanha é "Eleja igualdade para lésbicas, gays, transexuais e bissexuais".

Além de inserções na televisão, banners e cartazes, a Federação irá entrar em contato com os candidatos para pedir que incluam em seus materiais a questão LGBT. No dia 2 de junho sairá uma pesquisa com os partidos mais afinados com a causa. Esse trabalho será feito em parceria com a ILGA (Associação Internacional de Gays e Lésbicas).

Por hora, o único candidato homofóbico assumido é do Partido Popular (PP), Mayor Oreja, que se posicionou contra todas as medidas do atual primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero (PSOE) relativas à temática homossexual. O governo socialista de Zapatero foi o que mais avançou no que diz respeito aos direitos LGBTs.

O presidente da FELGBT, Antonio Poveda, disse que é preciso acreditar em uma Europa onde exista "cidadania e onde os direitos das pessoas LGBT sejam assumidos pelo Estado". "A diversidade sexual deve ser um valor trabalhado em todos os âmbitos, principalmente na educação", afirmou.

Confira a seguir o vídeo da campanha:

Senado uruguaio irá debater casamento gay

Destaques GLS: Evite a “nordestinofobia” durante a Parada Gay de São Paulo