in

Cartilha de conscientização gay elaborada por blogueiros é lançada na internet

Há cerca de um mês o site A Capa publicou entrevista com o advogado e jornalista Thiago Magalhães, responsável pelo blog Introspecthive.

Um teclado na mão e uma ideia na cabeça, o rapaz reuniu um grupo de cinco blogueiros para desenvolver uma espécie de cartilha com ideias para quem tem vontade de colaborar com a luta pelos direitos da comunidade LGBT mas não quer atuar no movimento "tradicional".

No último domingo, 28 de junho, data em que se celebrou o dia do Orgulho Gay e os 40 anos de Stonewall, a cartilha então veio à luz na forma de um blog. Intitulada 30ideias, a página traz tópicos que trazem dicas úteis como onde procurar ajuda em casos de discriminação e ideias simples como ser solidário com um amigo que acabou de sair do armário.

As ideias do coletivo de blogueiros estão dividas em categorias, como "assuma-se", "oriente-se", "defenda-se". Cada uma delas trata de temas específicos como autoestima, política, direitos e até sexo e drogas.

O blog traz ainda uma série de links sobre órgãos onde encontrar informações ou redes de apoios, como os Centros de Referência em Combate à Homofobia, espalhados pelo país e entidades como o Grupo de Pais de Homossexuais – o GPH – e a DECRADI – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Sem ser chata ou "militante", a cartilha foge também de conservadorismos, polianice ou julgamentos de moral. Uma das ideias orienta aos leitores a usarem camisinha quando saírem para fazer pegação, e dá a dica útil de como agir se for pego fazendo sexo em local público.

63% dos chilenos são a favor da união civil entre homossexuais

Em vídeo, brasileiros dão um “foda-se” à homofobia