in ,

Casamento coletivo: 47 casais gays assinam união estável em SP; veja fotos!

Na última sexta (28) foi realizado em São Paulo um casamento comunitário com 47 casais homossexuais no Centro de Tradições Nordestinas (CTN).

Além do ato ecumênico, celebrado pelo reverendo Cristiano Valério, da Igreja da Comunidade Metropolitana, e pela pastora evangélica Lanna Holder, os casais puderam assinar os papéis da união estável gratuitamente.

A iniciativa do evento partiu da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, através do Centro de Integração da Cidadania (CIC) e da Coordenação da Diversidade Sexual. O CTN cedeu o espeço para o casamento, que contou ainda com o apoio do 29º Cartório de Registro Civil.

Renata Abreu, diretora-presidente do CTN, fez um discurso emocionado na abertura do evento. "A comunidade homossexual é muito presente aqui também no Centro de Tradições Nordestinas. A gente tem observado que a comunidade tem mudado. Então nada mais justo do que esse reconhecimento que eles já pleiteiam. A celebração ecumênica hoje marca uma conquista por esse direito, por essa igualdade, que é um marco sim para o reconhecimento desses cidadãos", disse Renata.

Estavam presentes também o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Heloísa Arruda, secretária da Justiça do Estado de São Paulo. O deputado aproveitou para fazer sua campanha em prol do Casamento Igualitário. "Deixar para os homossexuais só a união estável é uma sorte de gueto. Nós queremos os mesmos direitos com os mesmos nomes. Tem um efeito de reconhecimento social. A conversão em casamento promove um reconhecimento social e acaba com o preconceito", reivindicou Wyllys.

Os casais entraram um a um e ocuparam seus lugares em frente ao palco, ao lado das respectivas testemunhas. Em seguida, eles foram chamados ao palco para assinarem os papéis.

O primeiro casal a registrar a união foi Priscila Pires da Silva, de 24 anos, e Kathrein Marrechi, de 31 anos, que estavam juntas há dois anos. As duas nunca tinham tido um relacionamento homossexual antes de se conhecerem. Agora, elas pretendem entrar na Justiça para obter o direito ao casamento civil. 


Priscila e Kathrein: união de 2 anos oficializada

Depois das meninas, foi a vez de um casal de homens que estavam juntos há 24 anos celebrarem sua união. Os outros 45 casais fizeram o mesmo processo, embalados pela trilha sonora, que ia de música instrumental a cantoras cantando clássicos de Whitney Houston. Foram 32 casais de mulheres e 15 de homens.

Para encerrar em grande estilo, como em todo casamento, não poderia faltar uma festa, que teve o comando de Silvetty Montilla e o som dos DJs Mauro Boges, Jéssica Angell, Shirley Carvalho e Sandra Bull. No álbum você confere mais fotos do casório.


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Trans, não! Projeto de lei permite anular casamento se parceiro não admitir troca de sexo

Mostra em SP reúne filmes do cineasta e ativista gay Rosa Von Praunheim; confira programação