in ,

Check-up! Saiba o que fazer para evitar problemas de saúde conforme sua idade

A gente sabe que às vezes a preguiça de ir ao médico e conferir se está tudo funcionando bem fala mais alto. Mas cuidar para manter a saúde em dia e prevenir doenças e situações indesejáveis não é tão difícil assim. Por isso montamos um guia com dicas para se prevenir desde questões estéticas até doenças graves como o câncer. Confira.

Raio X
Existem exames de rotina que fazem parte daquele famoso check-up geral, recomendado pelos médicos para se fazer de tempos em tempos. Saiba qual a utilidade de cada exame e quando se deve fazê-los.

Hemograma
O que é? É o exame de sangue clássico, que registra o estoque de células vermelhas e brancas.
Quando fazer? Normalmente é necessário realizá-lo desde a infância. Pode ser repetido anualmente, a menos que haja algum problema de saúde do paciente.
Função: Indica o estado do sangue e do sistema imunológico, revelando problemas como infecções.

Pressão arterial
O que é? O médico usa um aparelho para conferir a pressão do paciente.
Quando fazer? A indicação é que se faça a partir dos 18 anos e toda vez que você for consultado pelo médico. Deve-se repeti-lo, pelo menos, uma vez por ano.
Função: Detecta alterações na pressão arterial e diagnostica a hipertensão, fator de risco para infartos e derrames.

Colesterol e glicemia
O que são? Testes que avaliam o teor de gorduras e de açúcar na circulação sanguínea.
Quando fazer? Podem ser solicitados desde a infância. Depois dos 18 anos, a indicação é obrigatória. O prazo para repeti-los varia. Depois dos 40 anos são necessários exames anuais.
Função: Conseguem detectar altos níveis de colesterol e triglicérides, que favorecem as placas capazes de obstruir os vasos e provocar infartos. Já a medida da glicose acusa a propensão ao diabete.

Ecocardiograma
O que é? É o ultrassom do coração.
Quando fazer? Indica-se realizar os primeiros exames a partir dos 20 anos. Assim como os outros, depois dos 40 torna-se essencial realizá-lo uma vez ao ano.
Função: Consegue avaliar a capacidade de contração do músculo cardíaco, assim como as suas válvulas, alertando para possíveis disfunções de trabalho do coração.

Eletrocardiograma e teste ergométrico
O que são? Eletrodos são colocados sobre o peito para apurar o risco cardiovascular. O primeiro é feito com o paciente deitado e o segundo, em movimento.
Quando fazer? São receitados a partir dos 20 anos. Depois dos 40 anos tornam-se obrigatórios e devem ser feitos anualmente.
Função: Ambos acusam a presença de entupimentos nas artérias, fenômeno que precede ataques cardíacos.

Pele
Antes de cair na faca, há muito o que fazer para manter o viço e a jovialidade.

Dos 20 aos 30 anos
Nessa fase invista na limpeza, hidratação e sempre no protetor solar. A higienização deve ser feita com produtos que não agridam a pele e sem álcool. Nesse período é comum a formação de acne, nesses casos é preciso consultar um dermatologista para fazer um tratamento específico.

Dos 30 aos 40 anos
Uma boa hidratação e proteção solar mantêm o viço da pele e previnem marcas superficiais. Agora é a hora de começar a usar cremes antiidade e nutrir a pele. Se já existirem manchas de sol e cicatrizes de acne no rosto, elas podem ser tratadas com laser ou peeling.

Dos 40 anos 50 anos
Adiciona-se a limpeza, hidratação e ao creme antiidade, a ginástica facial, para manter a pele firme. A aplicação de botox de forma moderada ajuda a disfarçar rugas e linhas de expressão. Para combater a flacidez e estimular o colágeno, indica-se tratamentos com aparelhos que realizam uma contração da pele, como o laser, a luz pulsada ou o ácido retinóico.

Depois dos 50 anos
O fator da proteção solar tem que aumentar, já que o rigor com o sol nessa idade é imprescindível. Um peeling anual é indicado para homogeneizar a textura e a cor da pele, bem como sessões de laser e infravermelho. Dependendo dos sinais presentes, já é possível aplicar injeções que dão volume e preenchem os sulcos. De acordo com o grau de flacidez, são necessárias cirurgias pequenas.

Prevenção do Câncer
Alguns tipos de câncer podem ser prevenidos com exames de rotina, como o de mama, dos testículos e da próstata.
Muitos não sabem, mas o homem também pode ter câncer de mama. É necessário fazer o autoexame a cada três meses para detectar o surgimento de algum caroço nas mamas. A mamografia, assim como nas mulheres, também é indicada.

Um tipo mais comum de câncer entre os homens é o dos testículos. O autoexame é fundamental para descobrir a doença num estágio inicial e tratá-la. O autoexame dos testículos deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades. Examine cada testículo com as duas mãos. Procure por qualquer alteração de tamanho dos testículos, sensação de peso no escroto, dor na virilha, líquido no escroto e dor ou desconforto no testículo. Se encontrar algo, procure um urologista.

Já o câncer de próstata afeta na sua maioria homens com mais de 40 anos. Por isso é essencial que se faça o exame de prevenção todos os anos, a partir dos 40. São três os exames básicos, o toque retal, exame de ultrassonografia transretal e o exame de PSA (antígeno prostático-específico).

Com esses cuidados e prevenção, você pode evitar muita dor de cabeça!


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Dá-lhe Roger! Modelo brasileiro gostosérrimo é destaque na DNA; vem ver!

Top Erasmo Viana arrasa em campanha de cuecas; veja fotos