in

Cirurgia de adequação sexual ganha vagas no Hospital das Clínicas

Boa notícia para quem está na fila por uma cirurgia de adequação sexual. A Secretaria Estadual de Saúde ampliou o número de vagas no Hospital das Clínicas, o procedimento que era realizado 3 vezes ao ano passará para ter o número de 12 vezes.

Representantes da Secretaria de Saúde e do Hospital das Clínicas devem se reunir com a diretoria do Conselho Regional de Medicina de São Paulo nas próximas semanas para informar sobre a ampliação. O HC ganhará reforços em sua equipe de urologistas, endocrinologistas e psicólogos.

"No Hospital das Clínicas há 20 pessoas em tratamento clínico. Mas esperamos que, como esse novo serviço, seja possível ter mais claro quantos precisam deste tipo de intervenção cirúrgica", afirmou o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, ao jornal Agora.

Foram registrados em agosto do ano passado 253 transexuais inscritos só no Hospital das Clínicas. De acordo com Alessandra Saraiva, diretora da Secretaria de Travestis e Transexuais da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT), em clínicas particulares a cirurgia de adequação sexual custa de R$ 20 mil a R$ 26 mil.

Para realizar o procedimento nos hospitais públicos, o paciente passa por uma triagem que leva em conta os aspectos clínicos e psicológicos do candidato. O acompanhamento após a cirurgia pode durar até dois anos. "Nesse tipo de cirurgia, os aspectos psicológicos são de fundamental importância", afirma o secretário.

Avanço
Foi inaugurado há duas semanas, em São Paulo, o primeiro ambulatório médico voltado para travestis e transexuais. Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, o espaço terá capacidade para cerca de 300 atendimentos por mês (uma média de 15 a 20 por dia) e está localizado no Núcleo de DST do CRT/Aids, no bairro da Vila Mariana, a duas quadras do metrô Santa Cruz. A inauguração contou com a presença do governador de São Paulo, José Serra.

Mariah Carey é homem em novo clipe

Mariah Carey se disfarça de homem para gravar novo clipe