in

Confira alguns vídeos memoráveis das últimas edições da Parada Gay de SP

A Parada Gay de São Paulo é um palco completo, um divertido circo – sem nenhuma ofensa, por favor – armado e repleto de atrações interessantes e memoráveis. Isso ninguém discute. E como tal, sempre gerou interpretações e registros ecléticos.

A poucos dias da 14ª edição do evento, bate a nostalgia e a curiosidade sobre as edições passadas. E vale vasculhar o YouTube para descobrir o que foi que o público que compareceu registrou, imortalizou e colocou na net para a posteridade, ano a ano. Afinal, "a voz do povo é a voz de Deus". Confira.

1. Gay Parade 2000
Dez anos são dez anos. Apesar da imagem tosca, vale conferir este clipão que mostra um pouco das montadas da época, além de permitir um retrato da moda – infeliz – daquele momento e do tipo de música que bombava. Será que mudou muita coisa?

2. Hino à Diversidade
Em 2001, na 5ª edição, a Parada ganhou este tema musical, entoado por Laura Finocchiaro. Este vídeo é meio primário, juntando uma coletânea de fotos do evento daquele ano, além de imagens gays aleatórias, ao som da canção. Vale também como registro.

3. Um Olhar Sobre a Parada Gay
Pelo visto, entre 2002 e 2004 ninguém documentou a Parada – ou pelo menos não colocou nada no YouTube. O fato é que existe um hiato e esses anos ficaram no limbo. Pulemos então para 2005, com este vídeo feito por estudantes da USP. O objetivo é mostrar exatamente aquilo que as TVs abertas não mostram: que a Parada também é frequentada por famílias, idosos, crianças e bebês, e não apenas por fervidos, drags e figuras carnavalescas. Valeu a experiência.

4. Parada Gay Brasil SP 2006
Estava demorando para alguém usar o hino "Dancing Queen", do Abba. Este é mais um clipão básico, elencando fotos da edição 2006 do evento ao som do hit do grupo sueco. Um dos lances legais é mostrar o lema da Parada daquele ano: "Homofobia é Crime!"

5. Parada GLBT São Paulo 2007
Uma proposta diferente, e como diz o realizador, "totalmente cinema verdade". O vídeo começa no metrô, focalizando o povo que ruma para a Parada, chega na Paulista ainda pouco lotada, e vai documentando o evento ao longo do dia. Sem música adicionada depois, apenas a Parada como ela é.

6. Gay Pride 2007 São Paulo
Ainda em 2007, um registro interessante, que de saída já mostra um "papa" dando hóstia para uma bee. Vale o registro basicão.

7. Parada Gay 2008
Um doce para quem adivinhar o que se passa na cabeça dos go-go boys que fervem nos trios. Este microvídeo mostra um simpático e animado grupinho de moços dançando no trio da ONG ABCDS no evento de 2008.

8. A Diva Parada Gay SP 2008
Acompanhe a saga de Paulinho, "de Porto Seguro para o mundo". Hilário.

9. As Mimadas na Parada Gay
Se houver um prêmio para o mais insólito este ganha. As tais "peruas mimadas" são um grupo de funkeiras ou aspirantes a, que resolvem visitar a Parada de 2009 e ficam "popozando" no meio da multidão.

10. Parada Gay 2009 – Abertura com Silvetty Montilla
Para encerrar, a musa de todos os anos, Silvetty Montilla. O vídeo mostra Silvetty abrindo a Parada de 2009 com seus clássicos gritos de guerra. E que venham 2010, 2011, 2012…

Nova festa para mulheres estreia em SP

Polêmica série “Skins” chega aos cinemas em 2011