in

Dermatologista desvenda 10 mitos populares sobre a pele humana; saiba

Chocolate dá espinha? Creme hidratante previne o envelhecimento? Creme anti-idade funciona de fato?

Há muitos mitos, teorias e crenças populares envolvendo a saúde e a aparência da pele. Mas, afinal, o que é bom ou ruim para o maior órgão do corpo humano?

Com exclusividade para o A CAPA, o médico dermatologista Luis Alberto Fróes, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, desvenda os mitos sobre a pele. 

Saiba o que fazer e com o que se preocupar (ou não):

1) Existe buraco na camada de ozônio aqui no Brasil?

Não. Apesar de os maiores emissores de gases nocivos serem os países do Hemisfério Norte, correntes de ar empurram esses gases em direção aos polos, sobretudo o Polo Sul. Há hoje apenas 2 buracos na camada de ozônio: um pequeno no Polo Norte e um muito grande sobre a Antártida.

2) O filtro solar fator 60 protege o dobro do fator 30?

Não. O filtro solar fator 30, se aplicado corretamente, filtra 97% da radiação ultravioleta. O 60 filtra 99%. O benefício, portanto, é de apenas 2% a mais.

3) Meu cabelo cresce muito devagar. Se eu aparar as pontas, ajudará a crescer?

Não. Nosso cabelo e nossas unhas são feitos de células mortas que se alinham num formato especial, formando os pelos e as unhas. Sendo células mortas, não se comunicam entre si e nem com a raiz do cabelo. Portanto o que você faz na ponta não interfere na raiz e vice-versa.

4) Passar creme hidratante previne envelhecimento?

Não. Um dos sinais de envelhecimento da pele é a perda da sua hidratação natural. Cremes hidratantes repõem esta hidratação e melhoram o aspecto da pele, mas não desaceleram o processo natural de envelhecimento.

5) Tenho pele oleosa. Qual hidratante devo usar?

A principio, nenhum. Hidratantes servem para combater o ressecamento. Se a pele é oleosa, não há ressecamento. Algumas pessoas referem sensação de ressecamento logo após a lavagem. Neste caso, o ideal seria trocar de sabonete, para um menos secativo.

6) Existe algum suplemento alimentar (vitaminas, colágeno etc) que combata o envelhecimento?

Diversas vitaminas tem importância na formação da pele e do seu colágeno, todavia nenhum estudo cientifico conseguiu provar, categoricamente, que tomar quantidades extras desses nutrientes possa melhorar algo na nossa pele. O colágeno, quando ingerido, é digerido no estômago e as vitaminas, em excesso, tendem a ser eliminadas pelo nosso corpo.

7) Creme anti-idade funciona?

Alguns cremes contém ativos bem estabelecidos pela ciência, mas outros são pura "enganação". O ideal é se consultar com um Dermatologista e pedir que ele indique um produto de eficácia comprovada e apropriado para sua idade. Neste sentido, outra dica: se você tem 30 anos, não adianta usar um creme feito para quem tem 50, pensando que será mais eficaz. Eles atuam em pontos diferentes. Se você não tem as alterações que só surgem aos 50, estará perdendo tempo (e dinheiro) usando cremes para esta idade.

8) Xampu anti-queda funciona?

O uso de xampus para tratamento de queda capilar é controverso, havendo pouca comprovação científica a respeito. Como o xampu é enxaguado logo após sua aplicação, ocorre pouca penetração dos seus ativos na raiz e o efeito fica bastante limitado. De um modo geral, prefere-se, para esta finalidade, o uso de tônicos sem enxague ou medicamentos orais, a depender da causa da queda.

9) Chocolate dá espinha?

A acne é uma doença essencialmente hormonal e genética, não uma doença alimentar. Todavia, estudos científicos recentes mostram que uma dieta rica em açúcar pode estar associada ao surgimento de espinhas. O Whey Protein, muito popular entre frequentadores de academia, também já foi incriminado em alguns estudos. Muitas pessoas relatam surgimento de espinhas após ingerir chocolate em excesso. Nestes casos, talvez o açúcar, e não o chocolate em si, possa ser o verdadeiro culpado.

10) Por que pessoas que exageram no "Botox" ficam com lábios tão grandes?

A toxina botulínica (mais conhecida como Botox) é uma substancia que paralisa músculos do corpo humano, sendo utilizada para suavizar algumas linhas de expressão. O uso em grandes quantidades ou em locais indevidos pode paralisar músculos errados e causar desvios na face, todavia não tem o poder de "aumentar" nenhuma parte do corpo. Normalmente os chamados "lábios em salsicha" (do inglês "sausage lips") são causados por uso excessivo de preenchedores labiais e não de toxina botulínica.

Aos 45, Alexandre Barros exala sex appeal em ensaio sensual; veja fotos

Casal de lésbicas é proibido de dar selinho em restaurante italiano em SP