in , , ,

Dinamarca autoriza doação de sangue gay

Doação de Sangue
Foto: Allen Pollard/Ilustração.

Permanentemente proibidos de doar sangue na Dinamarca desde 1988, quando a epidemia de HIV/Aids estava no auge lá e no mundo, gays passarão a poder doar a partir de março deste ano.

A mudança da regra que há mais de 30 anos impede homens que mantêm relações sexuais com outros homens de doar sangue foi anunciada em 2018 pela ex-ministra da Saúde, Ellen Trane Nørby, mas continuou aplicada pelo novo governo.

Agora, as normas deverão ser alteradas conforme carta enviada ao Parlamento pelo ministro atual, Magnus Heunicke, embora sem data exata confirmada.

A nova regra, no entanto, exigirá que o doador esteja por, pelo menos, 4 meses sem ter tido relações sexuais com alguém do mesmo sexo.

No Brasil

Apesar das críticas, as normas brasileiras de doação de sangue não consideram o doador inapto por causa da orientação sexual homossexual.

No entanto, também se requer um período no qual a pessoa não poderá ter tido relações sexuais com outro homem: 1 ano. A norma nada diz sobre lésbicas ou mulheres que fazem sexo com mulheres.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ressalta que a decisão brasileira responde aos dados epidemiológicos: se, no geral, a incidência do HIV está em declínio na maior parte do mundo, a incidência entre homens que fazem sexo com homens parece estar aumentando em várias regiões.

Ainda segundo a Anvisa, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) estima que entre 0,4 e 0,7% da população geral brasileira viva com HIV/Aids. Quando se consideram, no entanto, apenas os homens que fazem sexo com homens, a proporção cresce para 10,5%.

Confira a nota técnica.

 

 


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Rodrigo Simas

Que calor! Rodrigo Simas posta foto só de sunguinha; veja

Little America

2020: série com refugiado gay é banida em 11 países!