in

Estigmas

Há vários fatores que fazem com que algumas pessoas percebam, de cara, que um gay é um gay (embora muitos passem despercebidos): a roupa, a maneira de se expressar, o círculo de amizades. Questionáveis ou não, pode-se dizer que alguns deles causam certa ira. Como não visto rosa, não falo miando nem ando com travestis, muitos acabam deduzindo que sou gay porque… sou educado! (Não seria mais fácil deduzir que sou gay porque… gosto de homens,  ainda que nem Freud explique?!) Sofro com este estigma desde pequeno. Ainda naquela época – mesmo sem entender que era gay – cheguei a cogitar em tratar todos de maneira rude. Mas como sou educado (ou gay), acabei desistindo. Até imaginei algumas mães ensinando os filhos a serem héteros: "Isso! Suja, quebra tudo, bate. Educação é coisa de viado!" Depois, ficou a dúvida: se minha mãe tivesse feito isso eu seria hétero? Ou seria uma bicha drogada, prostituída e, pior, sem educação? O fato veio à tona de novo recentemente depois que uma garota perguntou a uma amiga durante sua festa de formatura se eu era gay, "porque era muito educado". Para esclarecer – este e outros estigmas – de uma vez por todas, preparei uma lista básica:

Nem todo gay…  é educado (eu furo fila, como de boca cheia, falo palavrões e peido de vez em quando); veste rosa (eu prefiro Lilás com bolinhas pretas); tem Aids (alguns têm gonorréia, sífilis, HPV e outras DSTs); quer ser Madonna (eu seria Cindy Lauper, Cher, Kelly Key; Já Michael Jackson, o Peter Pan); gosta de Dako (prefiro a Brastemp, é uma marca mais ativa); fala fino (meu problema está na corda vocal); foi criado pela avó (eu fui pela tia, mãe, primas, vizinhas e irmã); quer estudar moda (meu sonho é abrir um salão!); é melhor amigo de uma mulher (Marinão, Terezão e Robertynho que o digam); odeia futebol (adoro ver homem suado e correndo pra meter a bola no gol); só quer saber de cultivar músculos (eu cultivo orquídeas e margaridas na minha jardineira); é pervertido ou drogado (qual o problemas de trepar com 15 num fim de semana usando Poppers? Eu, hein, vai liberar esse hormônio! O seu já tá virando coalhada…)

Espero ter dado uma singela contribuição. Pelo o que me consta, tem muito homem por aí que também é educado, sai com travesti e nem por isso é gay. Ronaldinho que o diga.

Abaixo os estigmas!

170 e-mails e eu não tenho mais nada pra fazer

HBO boicota oração de Reverendo gay durante posse de Obama