in

Estudo britânico revela a média do tamanho do pênis; saiba qual é

O tamanho do pênis é uma dúvida (e muitas vezes um desconforto) que muitos homens carregam. Afinal, qual é o tamanho considerado médio e "normal" do órgão sexual masculino?

+ Carta de 1935 revela o que Freud respondeu a mãe de gay

Liderado pelo pesquisador David Veale, do King's College London, um levantamento britânico divulgado nesta terça-feira (3) compilou dados de 17 estudos, com cerca de 15.521 homens, que deram um número considerado o mais próximo da realidade.

Segundo o estudo, o comprimento médio de um pênis flácido é de 9,16 centímetros e, esticado, 13,24cm. Já o tamanho do pênis ereto é de 13,12 centímetros. A circunferência média do pênis flácido é de 9,31 cm e ereto 11,66 cm.

Segundo Veale, os estudos são úteis para aconselhamento de homens que são preocupados com seus órgãos e, em alguns casos, apresentam até quadros de transtorno dismórfico corporal – quando a pessoa tem uma percepção do corpo diferente da real.

"Acreditamos que estes dados vão ajudar os médicos a tranquilizar a grande maioria dos homens, para que saibam que o tamanho do seu pênis está dentro da faixa normal. Também vamos usá-los para examinar a discrepância entre o que um homem acredita ser as suas medidas e a sua realidade".

+ Adolescente mega dotado faz cirurgia para diminuir pênis

O urologista Eduardo Bertero, representante de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma em entrevista ao jornal O Globo que 10 a cada 15 paciente tem dúvidas sobre o tamanho do pênis e que 98% dos casos está tudo certo com as medidas.

"No auge do acesso livre à pornografia, muita gente ainda acha que os pênis de 20 centímetros dos atores que aparecem nos filmes são normal Na verdade, são eles que estão fora do que é visto como padrão".

Segundo ele, um pênis que ereto que alcance 10 centímetros de comprimento é considerado funcional. E os chamados micropênis atingem menos que 7 centímetros. Bertero avisa que os tratamentos para aumento peniano não são confiáveis.

"O tratamentos ainda são muitos embrionários e experimentais. No Brasil, não existe nenhum método aprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia. Já vi vários casos de pessoas que fizeram cirurgias e acabaram com os órgãos deformados".

Editora lança concurso de contos e poesias homoafetivas; saiba como participar

Campanha fotográfica “Por Todas as Famílias” questiona Estatuto que exclui LGBT