in

Folhateen conta histórias de jovens que descobriram que ex é gay

O Folhateen dessa semana, suplemento do jornal Folha de São Paulo, traz uma reportagem bem interessante sobre uma das fases que quase todo gay já passou. A saída do armário para, até então, namorada.

Intitulada "Meu Ex É Gay", a matéria mostra diversos casos de meninas que descobriram após o termino, ou durante o namoro, que seu ex gostava mesmo é de meninos. Segundo o psicólogo da USP Thiago de Almeida, ouvido pela reportagem, "é comum que essa descoberta role na adolescência. É nessa época que se tem os primeiros relacionamentos profundos, que ajudam na definição", disse.

Um dos casos mais comuns é de rapazes que namoraram garotas para tentar passar uma falsa heterossexualidade para os amigos e familiares. Foi o que aconteceu com "Léa*. Seu ex, que amava em segredo Juca*, chegou a manter dois relacionamentos.

"O pior foi não ter sido a primeira a saber. Ele me contou depois de se assumir para a mãe!", disse a garota, que ainda guarda mágoas, mas não por ter sido traída por um homem ("Acontece…"), e sim de "ter servido para ninguém da turma desconfiar".

Por fim, se você está numa situação parecida, namorando uma garota mas afim mesmo é dos amigos dela, a reportagem assinada por Chico Felitti dá dicas de como contar que é gay, sugeridas pelos psicólogos Klecius Borges e Thiago de Almeida. São elas:

– Esteja bem resolvido sobre o que vai dizer. E sobre como vai dizer

– Seja seguro no diálogo, não deixe seu parceiro mudar de assunto

– Conte de maneira amorosa, para magoar menos

– O quanto antes você contar, menor o sofrimento do seu parceiro

– Considere que a outra pessoa pode ficar machucada, por mais que não seja a sua intenção

– Dê tempo para o parceiro "digerir" a informação

Comunidade LGBT de Porto Rico vai às ruas protestar contra assassinato de jovem gay

Rupert Everett diz que não aconselharia nenhum ator a sair do armário em Hollywood