in ,

Fotógrafo se diz ameaçado após campanha de prevenção com imagens sacras durante Parada Gay

Além das 4 milhões de pessoas que tomaram conta da avenida Paulista neste domingo durante a Parada Gay, outro fato chamou a atenção: pendurados nos novos e belíssimos postes de iluminação, cerca de 50 cartazes com santos musculosos e o slogan "Nem santo te protege. Use camisinha" alertavam para a importância do uso de preservativos na relações sexuais.

As imagens, feitas pelo fotógrafo Ronaldo Gutierrez, foram doadas para a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) e causaram polêmica com a Igreja Católica. O cardeal Odilo Scherer chegou a comentar que os cartazes "ofendem profundamente e ferem o sentimento religioso do povo". "O uso debochado da imagem dos santos é ofensivo e desrespeitoso, o que nós desaprovamos", disse o cardeal.

Em entrevista exclusiva ao site A Capa, Ronaldo Gutierrez explica que sua intenção não foi causar atritos com a igreja e, sim, "fazer algo de bom para as pessoas". O fotógrafo chegou a receber e-mails com ameaças, mas diz que já esperava por essa reação negativa. Leia a seguir.

Como surgiu a ideia da campanha?
Sempre fui fascinado pela arte sacra e, apesar de não ser católico, gosto dos santos, li suas biografias e cheguei até a estudar a bíblia durante muitos anos. As histórias são cativantes. Juntei a isso meu gosto por pinturas e fiz esse trabalho para mim mesmo. A campanha surgiu depois, o Eduardo Lima (do Guia São Paulo de Bolso) entrou em contato com a APOGLBT e eu liberei o uso para eles. Gostei da ideia e cedi todos os direitos gratuitamente, e todo e qualquer dinheiro que entrar com essa campanha será doado a ONGs que ajudam pessoas carentes.

Quantos cartazes foram produzidos e quanto custou a campanha?
Bom, para ser sincero não sei, falaram que iriam produzir 50 cartazes além das camisinhas, mas pelo que pude ver na Parada esse número foi maior. Quanto aos custos, realmente não sei, deixei tudo isso nas mãos deles. Como não teria nenhum ganho financeiro com isso, nem me preocupei com custos, queria realmente fazer algo de bom para as pessoas.

Você disse que pesquisou sobre a imagem de santos para realizar as fotos. Como ocorreu essa pesquisa?
Pesquiso arte sacra há muitos anos, sempre vou a museus e igrejas e, na Europa, visitei todas as grandes igrejas. Especificamente para essas imagens, pesquisei antes na internet para depois começar a pensar em cada imagem de santo.

O cardeal dom Odilo Scherer chegou a comentar que as imagens "ofendem profundamente" a Igreja Católica. Você está sendo ameaçado de alguma maneira?
Não é bom ouvir na TV e ler nos jornais pessoas dizendo que você as está ofendendo, quando minha única intenção era ajudar. Venho recebendo algumas mensagens pesadas, que machucam. Mas já esperava por essa reação negativa…

Por que mexer num tema tão espinhoso como a religião?
Não é com a religião que estou mexendo, é com as pessoas que dizem que mandam nela. Como disse, acho a vida dos santos um exemplo de bondade e amor ao próximo, mas não é isso que vejo naqueles que comandam. Sei que a grande maioria dos católicos é formada por gente muito boa e que quer ajudar. Outros, infelizmente, aqueles que detém os meios de comunicação, são preconceituosos e ignorantes.

Você pretende expor as imagens em outros espaços?
Adoraria expor esse trabalho em algum lugar que respeitasse a ideia, mas por enquanto não posso, precisaria de um patrocínio para fazer isso. Não ganhei absolutamente nada com essas imagens, fiz realmente por achar que seria bonito e as pessoas gostariam de ver. Se eu conseguisse quem patrocinasse, faria a exposição com o maior carinho.


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Casal gay do interior de São Paulo consegue reverter união estável em casamento

Samantha vence concurso de drags da Blue Space; confira fotos da noite