in

Gender Rebel

O canal pago Multishow exibe nesta sexta-feira (6), dentro do programa “Pense Nisso”, o documentário “Gender Rebel” (2006). Dirigido por Elaine Epstein, o documentário mostra jovens que não querem ser identificadas por um único gênero, e sim como “Gender Queers”, um terceiro gênero.

O filme acompanha três mulheres em momentos decisivos de suas identidades sexuais: Jill, Lauren e Kim, de 22, 22 e 25 anos, respectivamente. Nascida em Nova Jersey e hoje residente em Tampa, na Flórida, Jill conta que durante muito tempo brigou com a mãe, que criticava seu jeito de se vestir. A estudante lembra que sempre gostou de usar roupas masculinas desde os 7 anos de idade, mas sua mãe insistia em levá-la à seção de itens para mulheres.

Descendente de uma família tradicional italiana, Lauren nasceu numa comunidade onde os papéis de gênero são bem definidos. Na verdade, isso nunca foi um problema para ela, mas quando entrou na faculdade e começou a jogar no time de basquete, descobriu um outro mundo. Cortou os longos cabelos e começou a namorar mulheres, mas nunca sentiu que o termo “lésbica” se encaixava à sua identidade de gênero. O documentário mostra Lauren em uma encruzilhada: ter que escolher entre sua segurança ou deixar tudo o que tem para trás, incluindo seu namorado, Liz, e se mudar para San Francisco em busca de uma vida melhor.

Finalmente, a terceira protagonista de “Gender Rebel”, Kim, fala sobre como resolveu se submeter a uma cirurgia para retirada dos seios, que contou com o apoio da namorada, Michelle. Ela conta que, aos 6 anos de idade, disse para a irmã que gostaria de se tornar fisiculturista só para perder o volume dos seios.

Michelle diz que sempre torceu pela felicidade de Kim, mas quer “viver em mundo cheio de mulheres”, e acredita que a namorada não poderá ser parte desse mundo se ela decidir fazer a transição completa para o gênero masculino.

Serviço:
Pense Nisso – Gender Rebel
Multishow
Sexta, dia 6 de junho, às 22h45
Horário alternativo: Domingo, às 4h30; Segunda à 1h

“Eu gosto de ser a voz daqueles que não tem vez”, diz senadora Fátima Cleide

Chistian Chávez diz à revista gay que México precisa derrubar tabus