in

Haddad lança projeto Transcidadania: “Vamos colocar SP na vanguarda”

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) lançou nesta quinta-feira (29), data que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans, o programa Transcidadania, que visa resgatar e promover a cidadania de travestis, mulheres transexuais e homens trans.

+ Entrevista: Raicarlos Coelho fala sobre luta de trans e PL da identidade de gênero

Haddad se reuniu com ativistas, militantes e políticos no auditório da Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo, e oficializou o programa. 

"Vamos colocar São Paulo na vanguarda e colocar essas pessoas no caminho, dando respeito, educação e trabalho. É uma experiência e uma parceria que tem tudo para dar certo. Queremos fazer valer a Constituição Federal no Estado de São Paulo. 

O Transcidadania é fruto de uma articulação das secretarias de Direitos Humanos, Educação, Saúde, Assistência Social, Trabalho e Políticas para as Mulheres. E visa inserir o grupo TT – que sofre o estigma da prostituição e é alvo de transfobia da infância à vida adulta- no mercado formal de trabalho. Precisamos fazer dar certo, recuo aqui não haverá", declarou em seu discurso. 

+ 29 de Janeiro: Visibilidade Trans para quem?

Para isso, o programa visa garantir um salário mínimo mensal por dois anos para quem frequentar as aulas de educação para adultos nas escolas municipais, visando o Pronatec e o Enem. O grupo terá aulas de Direitos Humanos e também pode ser encaminhado para a rede municipal de saúde, para acompanhamentos hormonais.

A trans Aline Rocha, que teve a imagem divulgada pelo jornal O Globo, esteve no evento e representou as 100 primeiras estudantes a participarem do projeto. "Quero uma oportunidade para estudar. O prefeito está sendo um pai para nós. Queremos também estudo e estar no mercado de trabalho. Vamos fazer meninas, vamos fazer dar certo". 

29 de janeiro: Visibilidade Trans para quem?

Propaganda de creme dental inclui gay sendo conquistado por garçom