in

Herdeira do reinado de Madonna, Lourdes Maria ultrapassa barreira do cool

Nascida em 14 de outubro de 1996 – signo de Libra e 13 anos recém-completados –, Lourdes Maria Ciccone León, filha da todo-poderosa Madonna, pode ser considerada o ícone perfeito das celebridades de sua geração, as que irão reinar daqui para frente em capas de revistas toscas e notícias de duas linhas na internet.

Personificando este ídolo perfeito do futuro, Lola, que possui cabelos divinos e uma postura impecável, é a última linha a ser cruzada no limite entre ser cool e ser o que move o cool e resignifica sua definição.

Fruto da cantora com o personal e sex symbol da latinidade Carlos León, Lourdes possui um estilo natural, seu, único, associado a uma visão perspicaz de mundo e uma elegância agressiva, algo que lhe dá mais armas e poderes para os dias que virão. Mais poder, seguramente, do que possui sua mãe hoje. Alguém se lembra de Madonna no início da carreira? Crua, like a virgin, uma jóia rara a ser lapidada por sua obstinação profissional e mutante carreira?

Lola queima etapas. Lola aprende em casa como funciona o universo, o que é ser rico e ser miserável, ter um irmão adotado de um pobre país africano e outro quase da realeza, apesar de ser filho apenas de um cineasta britânico prodígio. Lola entende a fama, a imprensa marrom, os papparazzi… Lola sabe sobre as religiões, as crenças espirituais, a yoga, as rotinas de exercícios físicos, a evolução do ser humano, o complexo panorama da sociedade dentro do sistema capitalista, o pop, o rock, o hip hop… Lola knows it best!

Lola entende até que seu nome lhe foi dado porque quando sua avó, mãe de Madonna (também chamada Madonna, Madonna Louise Fortin), estava doente (ela morreu de câncer aos 30 anos de idade; a filha estava com 5), recebia muitas garrafinhas de água provenientes do santuário católico francês de Lourdes. Entende ainda o peso de ser a filha de uma mãe que não tinha a sua enquanto crescia. Lola entende tantas coisas.

Por enquanto, a menina – que possui características físicas e psicológicas tão Frida Kahlianas! – ainda está apenas aprendendo, ouvindo e compreendendo tudo isso que a cerca e atinge diretamente. Por enquanto, ela apenas vive na barra da saia de sua mamãe e dá saídas esporádicas com o papi bonitón. Por enquanto, basta procurar a definição de “Lourdes Maria Ciccone León” na Wikipédia e a página é redirecionada direto para a de Madonna.

Claro, ela ainda não tem sua definição, tem apenas 13 anos. Porém, em breve, muito breve, quando a urgência adolescente começar a pegar Lola de jeito, aguarde Madge Mamy! Não haverá Dita, Evita ou Esther que poderá lhe ajudar nesse momento. Não importa o que sua filhota decidir, ela será implacável.

Astronauta? Colocará Neil Armstrong no chinelo. Patricinha fútil? As pessoas nem lembrarão que um dia Paris Hilton existiu. Presidente? Quem era Obama mesmo, hein? Pop-star? “Madonna… é, aquela, mãe da Lourdes Maria”… Estamos aguardando ansiosos o seu futuro, querida Lola!

* Matéria originalmente publicada na edição nº 19 da revista A Capa – Especial Madonna – Dezembro de 2008.

Galeria: Robert Downey Jr é o super-herói dos sonhos

Cidade do México aprova casamento gay