in

Héteros assumidos e bem resolvidos

Gostaria de comentar uma ideia que me chamou a atenção e que anda repercutindo de forma positiva nos Estados Unidos.

Criada pelo ator Avan Jogia, a campanha "Straight But Not Narrow" (algo como hétero mas não limitado) traz atores assumidamente heterossexuais falando sobre a homofobia. A iniciativa é dirigida especificamente a jovens para ajudar no combate ao preconceito contra LGBT.

O último a participar da campanha foi o ator Corey Monteith, da série "Glee". Josh Hutcherson, que atuou no filme "Minhas Mães e Meu Pai", também já deu seu depoimento. O que leva atores famosos, conhecidos em todo o mundo, a dar a cara a tapa para uma luta que não é necessariamente deles? Jovens, bonitos e bem-sucedidos, eles simplesmente poderiam dizer "não" à campanha, enquanto milhares de gays, lésbicas e transexuais cometem suicídio por não serem aceitos em suas próprias famílias. Sem medo de serem taxados disso ou daquilo, esses atores resolveram aderir à campanha porque são muito bem resolvidos sexualmente e porque não devem satisfação sobre suas vidas privadas.

Nos EUA, o problema do bullying é um caso sério, que motivou diversos órgãos públicos e privados a criarem iniciativas para proteger suas vítimas. No Brasil, esse tipo cruel de assédio também preocupa, mas aqui ainda faltam ideias corajosas que gerem debate sobre a questão. Infelizmente, não é possível imaginar – pelo menos por enquanto – atores globais aderindo a campanhas semelhantes, porque parece que isso estigmatiza e atrapalha suas carreiras. Pelo contrário, mostrar que é a favor de uma causa dá credibilidade e ajuda na visibilidade dos grupos marginalizados.

Na verdade, o bullying homofóbico não é um problema somente para suas vítimas. É um problema de todos, porque uma sociedade que não respeita seus cidadãos não pode ser vista como justa e evoluída. Quem se nega a combater o preconceito é culpado por essa omissão, porque todos nós, por um motivo ou pelo outro, estamos vulneráveis à intolerância e ao desrespeito.

Para saber mais sobre a campanha "Straight But Not Narrow", clique aqui. Abaixo, você assiste ao vídeo com depoimento do ator Josh Hutcherson.

Skinhead condenado por bomba na Parada Gay em 2009 volta a cometer crime de ódio

Feliz ano novo!