in ,

Livro que fala sobre homossexualidade de cangaceiro Lampião é liberado pela Justiça

O livro "Lampião, O Mata Sete", do escritor aposentado Pedro de Morais, acaba de ser liberado pela Justiça para ser finalmente lançado. Ele estava proibido por meio de ação judicial porque os herdeiros do cangaceiro não gostaram da afirmação de que Lampião (1897-1938) era gay.

+ O que Mafalda falaria sobre a homolesbotransfobia no Brasil?

A obra estava há três anos parada e, por unanimidade, conseguiu a autorização da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) para ir às lojas.

O desembargador Cezário Siqueira Neto, relator do processo, entendeu que é imprescindível garantir o direito à liberdade de expressão e combater a censura. Ele acrescentou que, se alguém se sentir ofendido pelo conteúdo de qualquer obra, deve entrar com ações judiciais e solicitar indenizações compatíveis.

"Querer impedir o direito de livre expressão do autor da obra caracteriza patente medida de censura, vedada por nossa constituinte", afirma Siqueira, abrindo brechas para que outros autores com livros barrados possam recorrer ao veto.

+ Jean Wyllys dá sugestão diferente sobre a criminalização da homofobia

A ação contra o escritor foi realizada em outubro de 2012, pela neta de Lampião Vera Ferreira. Alegando "danos morais", por ele falar sobre a homossexualidade do nordestino, ela queria uma indenização de 4 milhões de reais. Ela perdeu nas duas ações.

 O livro, de 306 páginas e mais de 10 mil encomendas, não tem data para ser lançado.


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

50 anos depois, o que Mafalda falaria sobre a homotransfobia no Brasil?

Jardineiro gostosão de Ellen DeGeneres aparece pelado em fotos; veja