in

Maria Luiza da Silva, 1ª mulher trans da FAB, vence na Justiça direito ser considerada membro da instituição

bandeira trans
Foto: Reprodução.

O jornal El País Brasil publicou nesta quarta-feira (3) uma reportagem, da jornalista Joana Oliveira, com a emocionante história de Maria Luiza da Silva, primeira mulher abertamente transgênero da FAB (Força Aérea Brasileira).

Hoje com 59 anos, ela serviu a FAB por 22 como mecânica de aviação, tendo recebido várias medalhas e diplomas de reconhecimento.

Em 1998, ela comunicou seu verdadeiro gênero a seus superiores e dois anos depois, foi submetida a uma aposentadoria forçada. O laudo médico a classifica como “incapaz, definitivamente, para o serviço militar”, mas “não inválido, incapacitado total ou permanentemente para qualquer trabalho”.

“Sofri muito, porque eu amo a aviação. Me tirar da Aeronáutica foi como me tirar da minha própria casa. Eu tinha muita esperança de que a Justiça me permitisse voltar a trabalhar por alguns anos ainda”, contou ao jornal.

Em 23 de maio deste ano, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu que ela foi discriminada e confirmou seu direito de permanecer no imóvel funcional que habita em Brasília até que comece a receber sua aposentadoria integral de subtenente – embora tenha sido afastada como cabo – referente ao último posto na FAB no quadro de praças. Ainda cabe um último recurso da União na Corte.

A história de Maria Luiza traz características frequentes das histórias de vida de pessoas transgênero: sofrimento por discriminação, dificuldade de ser entendida como realmente é e luta na Justiça por seus direitos. Desta vez, comemoramos com ela mais uma vitória.

Estamos do seu lado, Maria Luiza.

Leia a matéria completa no El País Brasil.


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Ammonite

Drama lésbico com Kate Winslet e Saoirse Ronan é selecionado para Festival de Cannes

Rafael Licks

Rafael Licks: veja o delicioso ‘pão’ do ex-BBB e chef