in

Meu namorado quer um relacionamento aberto e eu não. Como agir?

Estou vivendo um dilema. Conheci um cara e estamos namorando. Depois de três meses de namoro, eu já apaixonado, ele me fala que é favorável a um relacionamento aberto, pois não crê em relacionamento fechado. Ele propôs que invés de sair sozinho com outro eu saia junto com ele, fazendo sexo a três. E seu eu tiver vontade de sair com alguém, eu também devo chamar ele pra ir junto. Não tenho estrutura para isto. Minha formação cristão não permite. Só que não quero perdê-lo e estou tentado ceder a vontade dele. Mesmo contrariando os meus princípios. E aí? O que o pensa disto? Diego (São Paulo – SP)

Diego, a prática cultural sexual gay reflete o modelo heterossexista de relacionamento que é influenciada pelos dogma religiosos. Essa prática cultural é alicerçada na noção de fidelidade, relacionamento fechado, amor eterno, entre outras. Este modelo pode ser rompido e é rompido por muitos gays. Novos paradigmas são criados, e um deles é o relacionamento aberto. Na minha prática clínica tive contato com muitos gays que são até ‘casados’ – mantêm uma união estável – e praticam o relacionamento aberto fazendo o sexo seguro, usando a camisinha.

Muitos desses gays sentem-se bem e são felizes assim. Penso que essa prática pode acontecer de forma saudável desde que o casal estabeleça regras de convivências e sintam-se bem praticando o relacionamento aberto. Detalhe: o modelo de relacionamento aberto não é exclusivo dos gays, – existem muitos casais heterossexuais que praticam essa forma de relacionamento. Acho que você tem que refletir e ver se sente-se bem abrindo seu relacionamento. Caso sim, estabeleça regras com o seu companheiro. Boa sorte!

*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Mostra Internacional de Cinema apresenta filmes gays em SP

Diversidade Tucana afirma que Serra é contra a homofobia