in

Nathália Timberg emociona com discurso pró-LGBT em Prêmio Rio Sem Preconceito

A terceira edição do Prêmio Rio Sem Preconceito ocorreu nessa terça-feira (16) e trouxe vários famosos como homenageados. A atriz Nathália Timberg, que viveu uma lésbica na novela "Babilônia", da TV Globo, esteve entre os presentes homenageados e arrasou no discurso.

+ Pela primeira vez, Ellen Page leva a namorada ao tapete vermelho

Para a atriz, é inacreditável que ainda hoje "estejamos nos confrontando diariamente com preconceitos, fobias e desrespeito". A trama Global sofreu boicote de conservadores porque sua personagem e a de Fernanda Montenegro formavam um casal e deram beijos.

"Nós temos que imbuirmos do direito a diversidade e a singularidade. Que cada um de nós seja um elemento para propagar aquilo que nem deveria estar em discussão. Na escola aprendemos a música: "Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós. Mas o que entendemos sobre liberdade? Com que direito conspurcam a nossa liberdade?", afirmou a atriz, que declarou sentir pela primeira vez o preconceito quando via cuspirem na mãe judia. 

Outra homenageada foi a jornalista Maria Júlia Coutinho, do Jornal Nacional, que sofreu agressões racistas nas redes sociais. Ela recebeu o prêmio das mãos de Gloria Maria, que apresentou o evento ao lado de Marcelo Tas. "Gentileza gera gentileza. Esse prêmio é um gerador de gentileza num mundo que insiste em mostrar a face mais hostil", discursou. O evento também homenageou a atriz Betty Lago, que morreu no último domingo (13) e que era uma das artistas a participar de uma campanha contra a LGBTfobia. 

+ Novo primeiro-ministro da Austrália é a favor do casamento igualitário

Thammy e Fernanda Montenegro, que também foram homenageados, não puderam comparecer. Antonia Fontenelle, que recebeu o prêmio para Thammy, admitiu ter dificuldade de tratar o ator no masculino. Nas duas primeiras vezes que falou "ela", a atriz foi corrigida em coro pela plateia: "É eleeee". E daí não teve mais dificuldade nenhuma em tratar o amigo respeitando a identidade de gênero.

O prêmio é realizado pela Coordenadoria da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro.

 

#riosempreconceito! Carlos Tufvesson

Posted by Rosane Amaral on Terça, 15 de setembro de 2015

 

 

Fotógrafo retrata o que acontece quando LGBT saem do armário na Índia

Polêmica: Produtora pornô gay traz cena quente com padre bem-dotado