in

O trânsito é reflexo da sociedade

O Brasil é o único país do mundo onde pedestre leva buzinada quando resolve atravessar pela faixa. Hoje mesmo aconteceu isso comigo, e posso afirmar que foi algo bastante revoltante.

Em São Paulo especificamente, uma cidade feita para a circulação de carros e não de pedestres, não é de se estranhar que estes não levem qualquer vantagem. Nossas calçadas estão literalmente caindo aos pedaços, com buracos enormes que podem inclusive machucar seriamente alguém. Se existe qualquer investimento nesse sentido é nas áreas "nobres", por exemplo, na rua Oscar Freire, nos Jardins, onde inclusive a reforma das calçadas foi parcialmente patrocinada pelos próprios lojistas e empresas privadas.

Leis muitíssimo brandas também levam a abusos no trânsito. No mês passado, um imbecil ensandecido atropelou de propósito 15 ciclistas em Porto Alegre. O acidente desencadeou uma onda de protestos em todo o país – em São Paulo, duas empresas fizeram ontem uma ação no Parque do Povo, que consistiu na distribuição de adesivos para carros (imagem acima).

A mesma empresa deverá fazer ações semelhantes no Rio e em Porto Alegre nas próximas semanas. No sábado, presenciei outra ação, desta vez envolvendo ciclistas nus que desfilaram por ruas da Vila Madalena. De forma irônica e divertida, eles protestavam contra os recentes casos de intolerância no trânsito.

Infelizmente, não é só nas cidades que essa intolerância vem provocando mortes. Nas estradas, 213 pessoas morreram durante o último Carnaval – o número significa um aumento de 47,9% na comparação com o mesmo período de 2010, quando foram registradas 143 mortes.

Esses números revelam uma tragédia nacional. É preciso uma maior conscientização no trânsito e leis mais duras para punir os maus motoristas. Como defende o antropólogo Roberto da Matta, a falta de educação no trânsito é um reflexo de comportamentos distorcidos da sociedade brasileira. Eu acrescento que, além disso, nosso trânsito mostra o quanto estamos a anos-luz das nações ditas civilizadas.

Pirataria e música legal ilimitada

Emissora BBC se desculpa por comentário homofóbico do ator Hugh Grant