in , ,

Pessoas trans são as mais estigmatizadas e discriminadas, diz UNAIDS

bandeira trans
Foto: Reprodução.

A população trans é a mais impactada por estigmas e discriminação, segundo dados do levantamento Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids – Brasil, do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids).

Inédito no País e realizado em sete capitais entre abril e agosto de 2019, o estudo concluiu que 90,3% dos transexuais e travestis entrevistados passaram por pelo menos uma situação de estigma e comentários discriminatórios, como assédio verbal (74,2% dos relatos), exclusão de atividades familiares (69,4%) e agressão física (56,5%). Aos menos, 80,6% afirmaram terem recebido comentários discriminatórios vindos principalmente por membros da família.

“Essas análises foram feitas para darmos visibilidade a um problema que antecede a disponibilidade e qualidade do tratamento para o HIV. O estigma relacionado ao HIV é mais um entre os diversos que as pessoas trans vivenciam diariamente e que implicam diretamente no acesso a todas as tecnologias de prevenção e tratamento disponíveis”, explicou Ariadne Ribeiro, assessora de apoio comunitário do UNAIDS no Brasil.

“Enquanto não combatermos o estigma para alcançarmos as metas de zero discriminação, zero novas infecções e zero mortes relacionadas à aids, são as populações mais vulneráveis que vão continuar morrendo.”

Os dados foram apresentados na última quarta-feira (29), o Dia da Visibilidade Trans, em reunião técnica realizada no escritório da Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, pelo UNAIDS e representação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH) no Brasil, através das campanhas Livres & Iguais e Zero Discriminação.

Leia mais sobre o estudo aqui.


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Jeferson Marques Ferreira

Barbárie! Assassino queimou jovem gay ainda vivo

Nicki Minaj

Nicki Minaj será jurada convidada em RuPaul’s Drag Race!