in

Pré Parada! Gays protestam contra lei que pretende vetar o casamento gay na Espanha

Aconteceu ontem, 28/06, na Plaza del Rey (foto), em Madri, o evento Orgullo Ciudadano, que faz parte de uma série de atividades na capital espanhola promovidas anualmente por conta do Orgulho Gay.

Os eventos começaram na quarta, 27, com o Festival Cultural "Muestra T" e terminam no domingo, 1º de julho. Sábado, dia 30, é o ápice, com a Parada Gay, que, todos os anos, atrai mais de 1 milhão de pessoas, segundo os organizadores. São previstas ainda uma série de atividades, de shows a espetáculos de acrobacia e até uma corrida com saltos altos.

O tema deste ano é "Matrimonio Igualitario. Igualdad sin Recortes". As atividades são marcadas pela defesa do casamento igualitário na Espanha, que, aprovado em 2005, se encontra ameaçado desde novembro de 2011, quando o conservador PP – Partido Popular subiu ao poder.

Durante o ato, foi lido um manifesto que cobra do governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy uma posição a favor do casamento igualitário e que o PP retire a ação de inconstitucionalidade contra ele que tramita no Tribunal Constitucional. Ao tribunal, os manifestantes pediram se posicione a favor da "plena igualdade de toda a sociedade quanto ao direito de contrair matrimônio" o quanto antes.

Mais detalhes e programação: orgullolgtb.org
 

Escola gay abre mais três unidades em São Paulo

De Cabo a Rabo: Cidade do Cabo surpreende com cenário paradisíaco e vida noturna gay agitada