in , ,

Primeiro futebolista abertamente gay da Grã-Bretanha será homenageado

Justin Fashanu
Foto: reprodução

Justin Fashanu (1961–1998), o primeiro jogador de futebol da Grã-Bretanha a se declarar publicamente gay, será homenageado com uma entrada no hall da fama do Museu Nacional do Futebol (National Football Museum), em Manchester, Inglaterra.

Segundo o Sky Sports, o futebolista receberá a condecoração na próxima quarta-feira (19), dia em que completaria 59 anos, se estivesse vivo. Quem o representará na ocasião será Amal, sobrinha de Fashanu, que hoje dirige a ong The Justin Fashanu Foundation, dedicada ao combate à homofobia no esporte.

“Acredito que, para Justin, esse momento seria grande e essencial por finalmente estarmos reconhecendo quem ele era”, disse Amal ao Sky Sports. “Não apenas como um jogador de futebol abertamente gay, mas também por ser talentoso e o primeiro jogador negro da Inglaterra a ter um salário de um milhão de libras.”

Fanashu cometeu suicídio aos 37 anos após ser acusado de estuprar um adolescente de 17. No bilhete que deixou antes de morrer, ele afirmou que a relação foi consensual, mas ainda assim tinha receio de não conseguir um julgamento justo em função de sua orientação sexual. O suposto estupro aconteceu no estado de Maryland, EUA, onde naquele tempo atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram considerados ilícitos.

O atleta inglês saiu do armário em entrevista ao jornal The Sun em 1990, quando ele ainda jogava. Depois disso, outros atletas homens do futebol que se assumiram gay publicamente, como Robbie Rogers e Thomas Hitzlsperger, o fizeram apenas depois de se aposentarem.


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Leonardo Miggiorin

Linda paisagem: Leonardo Miggiorin só de sunga na cachoeira

Rosario Dawson

Atriz Rosario Dawson sai do armário