in

Psicólogo Pedrosa Responde: Conto ou não que sou gay para minha família?

Sou estudante, tenho 18 anos e meu namorado 17. Estamos juntos faz um ano. Ninguém da minha família sabe que sou gay. Minha mãe é bem liberal e meu pai gosta de piadinhas de gay. Tenho vontade de falar para eles que sou gay, mas fico na dúvida. Conto ou não conto, Pedrosa? (Rajyh – Salvador – BA)

Esta decisão é sua, mas vamos refletir sobre sair do armário para você balizar a sua decisão. Bem Rajyh, cada caso é um caso e merece ser analisado. A preocupação principal é a reação dos pais e familiares. A reação dos pais é uma caixinha de surpresa, via de regra, os pais têm uma reação negativa. Conheço muitas história lamentáveis.

Não sou contra o gay se assumir, pelo contrário, isto é ótimo para visibilidade gay e combate à homofobia, mas é um ato que deve ser muito pensado por causa das suas consequências. Muitos preferem não assumir e estão bem assim, principalmente os gays mais velhos.

Os mais jovens externam a vontade de assumir sua homossexualidade, é uma nova geração que foi criada num ambiente com mais liberdade de expressão da sua sexualidade. O conselho que dou para meus clientes é que se ele quer sair do armário deve se planejar. No seu caso é aconselhável seguir algumas regras básicas:

1. Estudar e se formar;
2. Ter uma profissão;
3. Ter um emprego;
4. Ser independe financeiramente, não depender mais da família;
5. Construir uma rede social de amigos gays e heterossexuais;
6.Ter onde morar. 

Aí, sim, talvez você esteja pronto para sair do armário e enfrentar algum tipo de reação aversiva ou punição dos pais. Seja feliz!

(*) João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site www.syntony.com.br

Angeli

Max diz que Fran é uma “delícia de homem” e que gostaria de ter um amiga drag queen