in

Psicólogo Pedrosa Responde: Devo encontrar meu príncipe encantado ou aproveitar a vida?

Pergunta: Sou um jovem de 19 anos. Estou na fase de descobertas – o que me leva à curiosidade. No entanto, ainda imersa num receio. Sou virgem e ultimamente conheci várias pessoas interessantes que querem ter uma relação comigo. Mas por eu ter um pensamento romântico de esperar a pessoa certa, fico com o receio de aceitar a primeira proposta que surgir. Além do fato de querer ter um relacionamento sério com uma pessoa (o que me leva a uma frustração, pois não encontro alguém que preencha este requisito perfeitamente, o que me dá pensamentos que devo sair pegando qualquer um que quiser fazer sexo). O que eu devo fazer: esperar que apareça "alguém especial" ou "sair aproveitando a vida"? Obrigado pela oportunidade. (Pequeno Príncipe – Recife – PE) 

Obrigado pelo contato. Fomos programados filogeneticamente para iniciarmos nossa vida sexual por volta dos 12 anos de idade e para termos uma intensa vida sexual até os 22 anos, quando começa o processo de envelhecimento do organismo. É um mecanismo selecionado pela natureza para que o macho espalhe o máximo possível seus genes para a perpetuação da espécie. No caso dos gays, apesar de não praticarem o sexo reprodutivo, eles têm também uma intensa vida sexual, talvez não para espalhar os seus genes, mas visando o controle populacional. Esta é uma das hipóteses que explicam porque a homossexualidade existe, foi selecionada filogeneticamente e é transmitida de geração em geração pelas famílias por milhares de anos.

Como você escreveu no seu e-mail, encontra-se na fase de descobertas, o que concordo com você. Penso que se você ficar preso à regra "vou esperar alguém especial" guardando a sua virgindade, você não vai descobrir nada. A regra "sair aproveitando a vida" talvez seja mais adequada para o seu caso, assim você vai conhecer várias pessoas, enriquecer seu repertório comportamental sexual e quando a pessoa especial chegar, você dará conta do recado. Relaxe, aproveite a vida, pois você vive uma das melhores ou a melhor fase das nossas vidas que é a juventude. Detalhe importante: use sempre a camisinha.

(*) João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site http://www.syntony.com.br.

Ativista gay faz greve de fome para chamar a atenção do presidente Lula

Travesti é destaque em peça