in

Salvador sedia 1ª Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades

De 3 a 11 de abril, acontece a 1ª Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades, que reunirá, em Salvador, longas de ficção e documentários produzidos na Espanha, Brasil e Argentina. Os filmes serão exibidos no Instituto Cervantes, no circuito SALADEARTE (UFBA e Museu Geológico da Vitória) e na Sala Walter da Silveira (Barris).

A exposição fotográfica “Boneca Sai da Caixa” marca a abertura da Mostra, que ocorrerá às 19 horas, no Instituto Cervantes (Ladeira da Barra). Realizada pelo Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA, a exposição pretende mostrar os melhores ângulos dos personagens que, com suas fantasias, marcam a Parada Gay de Salvador e contribuem para a promoção de uma cultura da paz. O registro é composto de imagens produzidas em estúdio durante a Parada de 2007.

Nesta primeira edição da Mostra Possíveis Sexualidades, a curadoria realizada pelo professor Rodrigo Barreto compôs um quadro diversificado do tratamento da sexualidade no cinema, selecionando obras com personagens e temáticas homossexuais, bissexuais e transexuais. O evento marcará a estréia, em salas baianas, de três filmes bastante aguardados: “Onde Andará Dulce Veiga?” e o documentário “Uma Questão de Gênero”, ambos nacionais, e o longa argentino “XXY”.

“Onde Andará Dulce Veiga?” tem roteiro baseado no romance de Caio Fernando Abreu e representa o retorno do cineasta Guilherme de Almeida Prado às telonas. O diretor de “Perfume de Gardênia” (1992) e “A Hora Mágica” (1998) virá à Mostra para discutir as interseções entre o cinema e a obra do escritor gaúcho no dia 05 de abril. Também estarão presentes no debate Thiago Soares, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco e Leandro Colling, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA.

“Por que cinema gay? – Alternativas além do rótulo” é o tema da mesa de discussão que será promovida pela Mostra no dia 04 de abril. O debate contará com a presença de Denilson Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), Miguel Albadalejo, diretor do badalado filme espanhol “Filhote” (2004) e Rodrigo Barreto, doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e co-idealizador da Mostra Possíveis Sexualidades. Na mesma ocasião, Denilson Lopes lançará o seu livro “A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens”.

Os filmes poderão ser vistos a preços populares (R$ 4) no circuito SALADEARTE e na Walter da Silveira e gratuitamente no Instituto Cervantes.

Confira abaixo a programação:

3/04 (QUI)
19h Abertura
19h Exposição de fotos: Boneca sai da Caixa, produzida pelo LabFoto – UFBA
19h40 Coquetel

4/04 (SEX)
16h Mesa 1: Por que cinema gay? – Alternativas além do rótulo. Participantes: Denilson Lopes (professor), Miguel Albaladejo (cineasta) e Rodrigo Barreto (professor/mediador)
17h30 Lançamento do livro A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens do Prof. Dr. Denilson Lopes
18h30 Diferente
20h30 Onde Andará Dulce Veiga?

5/04 (SAB)
16h Mesa 2: O cinema e a obra de Caio Fernando Abreu: possíveis interseções. Participantes: Thiago Soares (professor), Guilherme de Almeida Prado (cineasta) e Leandro Colling (professor/mediador)
18h30 Uma Questão de Gênero
20h30 XXY

6/04 (DOM)
16h Filhote
18h30 Los Placeres Ocultos
20h30 Onde andará Dulce Veiga?

7/04 (SEG)
16h Maus Hábitos
18h30 Ocaña, retrat intermitent
20h30 Krámpack

8/04 (TER)
16h Sim, eu sou uma delas (curta-metragem) + Bombadeira
18h30 Sévigné
20h30 XXY

9/04 (QUA)
16h Los Placeres Ocultos
18h30 Krámpack
20h30 Sévigné

10/04 (QUI)
16h Ocaña, retrat intermitent
18h30 Bombadeira
20h30 Uma Questão de Gênero

11/04 (SEX) – Exibição exclusiva na Sala Walter da Silveira
15h Diferente
17h30 Sim, eu sou uma delas (curta-metragem) + Uma Questão de Gênero

Abertura/ Exposição/ Mesas/ Lançamento de livro – Instituto Cervantes
Sessões de 16h – Instituto Cervantes
Sessões de 18h30 – Sala de Arte da UFBA
Sessões de 20h30 – Sala de Arte do Museu

OBS: No dia 11/04 (sex), as duas sessões da Mostra Possíveis Sexualidades serão realizadas em horários diferenciados e exclusivamente Sala Walter da Silveira.

Serviço:
Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades
De 3 a 11 de abril
Instituto Cervantes/Sala Walter da Silveira/ Circuito SALADEARTE (UFBA e Museu Geológico da Vitória)

GGB entrega troféus Triângulo Rosa e Pau de Sebo

Muçulmanos indonésios defendem homossexualidade