in

Tenho 37 anos e namoro com um cara de 21. A diferença de idade é problema?

Saudações! Sou estudante de psicologia. Atualmente, após o término de uma relação completamente conturbada por seis anos, acabei me envolvendo com um jovem de 21 anos. Tenho 37 anos. Existe uma diferença significativa de idade entre nós. Apesar de nos entendermos muito bem em todos os aspectos, estou morrendo de medo dessa relação. Sei que as coisas são assim mesmo, mas gostaria de uma orientação, pois não quero entrar em uma barca furada. Obrigado e parabéns mais uma vez! Jeff (São Paulo – SP)

Olá, Jeff. Grato pelo contato. As pessoas ficam assustadas com a diferença de idade entre os casais sejam gays ou héteros. Existe até um certo preconceito. Parece que a regra é nos relacionarmos com pessoas da nossa idade ou idade próxima.

A grande diferença de idade pode causar alguns problemas administráveis pelo casal. Na minha experiência clínica, atendendo casais de gays com diferenças de idade, o que normalmente surge são algumas incompatibilidades com relação as preferências culturais e estilo de vida. Isso acontece por causa das diferenças de repertórios e vivências. Por exemplo, o mais velho poderá querer um programa mais contido, um teatro por exemplo, o mais jovem que ir ver o show de roque pauleira, um programa mais de jovem ou adolescente. Mas, nada como uma boa conversa para haver o entendimento. Um vai cedendo aqui, o outro vai cedendo ali. Um vai reforçando positivamente o outro.

Acho que o seu relacionamento pode dar certo. Você declara que vocês se entendem bem em todos os aspectos. O amor não tem idade, como já disse o poeta. Vá em frente, curta esta relação, não tenha medo. Aproveite os bons momentos que vocês poderão usufruir juntos. Curta o presente que o futuro cuidará do resto. Boa sorte!

*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Espetáculo da Quasar Cia. de Dança focaliza as relações humanas

Xenia Beliayeva – Ever Since (2010)