in ,

Varig condenada a pagar indenização por discriminar funcionário gay

A empresa aérea Varig foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba a pagar R$ 24 mil a um ex-funcionário que sofreu ofensas relacionadas à sua sexualidade de um gerente da companhia.

A decisão é da juíza Herminigilda Leite Machado. Ela reconheceu que o empregado foi denegrido e humilhado publicamente por seu superior hierárquico, através de comentários e insultos contra sua homossexualidade.

Em seu voto, a juíza relatora registrou que ninguém é obrigado a declarar sua orientação sexual. “No evoluir do princípio democrático, o trato da questão vem redirecionando a sociedade, garantindo-se ao segmento homossexual, dia após dia, o padrão de dignidade humana tido como ideal, de modo a estabelecer uma visibilidade digna aos homossexuais; isto é, o seu direito de existência dentro das peculiaridades de manifestação enquanto grupo de expressão” disse a magistrada.

O TRT esclareceu que “em se tratando de uma empresa de porte nacional, a competência de um gerente também é avaliada no relacionamento interpessoal com os subalternos, por ser este um aspecto profissional tão importante quanto o desempenho produtivo do administrador. Logo, a falta do gerente é atribuível à reclamada”.

A juíza Herminigilda salientou ainda o papel fundamental da Justiça para a construção de uma sociedade sem homofobia. “O abalo de sua imagem e sua honra exige que o Direito responda à altura, para que o alicerce da sociedade democrática não seja atingido, no que se refere ao princípio da não discriminação”, declarou.

Da decisão cabe ainda recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Como seria o homem perfeito para você?
Todo mundo tem um tipo de homem perfeito, algumas pessoas têm algo muito bem definido e específico e outras pessoas menos.

Achar o cara perfeito – ou quase perfeito – nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos buscando no lugar errado. E isso deve estar acontecendo com você!

O cara perfeito incluí também o que ele deseja. Se apenas uma noite, um lance rápido, um namoro e até um casamento.

Talvez esteja difícil para você encontrar essa pessoa porque ainda não procurou no Disponivel.com. Com mais de 548.284 homens cadastrados tenho certeza absoluta que o “seu número” está lá te esperando. Clique aqui e comece agora mesmo.

Second Life Brasil promove primeira parada gay

Pesquisa aponta Paraná favorável à criminalização da homofobia